domingo, 13 de março de 2011

COMO MEDIR RETORNO EM REDES SOCIAIS?



    Isso é uma pergunta que muitos de vocês devem se fazer diariamente (ou ao menos deveriam se estiverem investindo em redes sociais. Lembre-se: monitorar as redes é muito mais do que apenas fazer parte delas!) quando o assunto é colocado em pauta numa mesa de almoço ou numa cobrança para justificar investimentos financeiros nessa área ainda tão nebulosa da comunicação e do marketing.
    Uma ferramenta muito útil que pode , em um primeiro momento, auxiliar você a medir o retorno de suas iniciativas em redes sociais, é o Wildfire. (http://monitor.wildfireapp.com/). Através dessa ferramenta, torna-se possível mensurar sua performance em duas das mais ativas redes sociais da web: o Facebook e o Twitter, sendo possível verificar o número de "curtir" por postagem ou o aumento de seguidores após a implementação de sua estratégia no Twitter. E o melhor de tudo: de graça!


    Mas o aplicativo não pára por aí: quer melhor argumento para defender as iniciativas em redes sociais frente a seu público interno do que comparar sua performance com a de seus concorrentes? Inserindo apenas o nome da página sua e de seu concorrente, ou de seus perfis no Twitter, é possível obter de forma clara e objetiva, com gráficos e todas aquelas percentagens que o pessoal de finanças adora ver para não cortar sua verba, um comparativo de resultados de sua ação versus a de um concorrente, em determinado período.


    Aproveite e comece uma cultura de mensuração de dados das iniciativas online, caso isso ainda não exista em sua empresa. Saber com clareza os pontos fortes e fracos de suas ações é fundamental para otimizar verbas, investimento e, mais do que tudo, atingir seu público da forma mais relevante possível.

0 comentários:

Postar um comentário