segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Anjos cairão em Pintópolis....?

     Se você não entendeu o título acima já vamos logo esclarecendo: sim, existe uma cidade chamada Pintópolis em MG e esta é atualmente a cidade programada para receber uma chuva de anjos. Tudo começou com uma ação da Axe que, centralizada em uma página do Facebook, propunha que os consumidores votassem em uma cidade para receber uma chuva de anjos (no caso, Anjas - leia-se modelos belíssimas). Até aí uma ação comum, até que o blog Não Salvo (http://www.naosalvo.com.br/ ou @naosalvo) resolveu sugerir a seus seguidores que entrasse na página da campanha e votassem na cidade de Pintópolis (escolhida aleatoriamente, mas com um nome bem sugestivo) como o destino da famigerada chuva de anjos. Não deu outra: pouco mais de 5 minutos depois do tweet do Cid (owner do Não Salvo) a cidade liderava com 46% dos votos:

     A brincadeira acabou chegando ao escritório da Axe no Brasil que entrou em contato com o Cid, levando tudo na brincadeira e se divertindo com a iniciativa do blogueiro (comportamento exemplar para quem realmente quer trabalhar com mídias sociais em marketing e relacionamento).

     Neste momento a cidade ocupa o terceiro lugar, mesmo a campanha tendo sido pontual e ocorrido há quase 5 dias.

Lições aprendidas:
- Dimensione muito bem campanhas em mídias sociais quando estas não tem nenhum caráter restritivo: a liberdade dada pode ser um tiro no pé se não for antecipada.
- Tenha nos blogueiros grandes aliados para o feed de suas iniciativas e, principalmente, para gerar conteúdo positivo acerca da sua campanha, marca ou produto: o conteúdo gerado pode se virar contra você e quebrar seu planejamento.

0 comentários:

Postar um comentário