sábado, 6 de novembro de 2010

Qual o perfil do brasileiro nas redes sociais?



     Redes sociais: Sejam elas temidas ou amadas por você, é inegável: elas vieram para ficar e é bom você ao menos conhecer este mercado (e muito bem) antes de dizer que isso é coisa de muleque: temos a certeza de que você ainda vai se deparar com uma questão relacionada a elas no seu ambiente de trabalho.

     Mas afinal, o que são as redes sociais? Bom, de acordo com André Telles, em seu livro "A Revolução das Redes Sociais", publicado pela M.Books em 2010, redes sociais são "Ambientes cujo foco é reunir pessoas, os chamados membros, que, uma vez inscritos, podem expor seu perfil com dados como fotos pessoais, textos, mensagens e vídeos, além de interagir com outros membros, criando listas de amigos e comunidades”.

     "Tá Despertador Digital... e eu com isso? Vai me dizer que você só me acordou para me explicar que o que o Orkut e o Facebook são? Isso até meu filho de 15 anos já me disse!" Calma meu amigo! Aqui está a mina de ouro do novo marketing de relacionamento! Exatamente no conteúdo gerado pelo seu amado descendente e sua orde de coleguinhas (sim, eles podem te ajudar muito mais do que acabando com a comida da sua geladeira diariamente). O conteúdo que circula nas redes sociais, o chamado CGM (em inglês Consumer Generated Media) é o verdadeiro termômetro da credibilidade de uma empresa na web. Afinal, se um cliente está muito satisfeito ou muito indignado com um produto (ambos extremos já que se você acha a relação de troca empresa-consumidor justa você dificilmente falará para algum amigo: "nossa aquele celular que eu comprei foi precisamente o que eu queria") ele certamente irá compartilhar sua opinião com sua rede de amigos.
     Portanto, o conteúdo que rola sobre a sua companhia na web é muito mais verdadeiro, honesto e relevante do que qualquer campanha sua de branding offline poderia gerar no consumidor. Aproveite! Vamos voltar a falar desse assunto mais pra frente, mas aproveite para ir dando uma olhada  nesta imagem e neste universo que se apresente tanto como uma oportunidade quanto uma ameaça para seu sucesso profissional.



0 comentários:

Postar um comentário